O surgimento e o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) constituem-se importantes fatores desencadeantes de uma mudança de paradigma em nossa sociedade, em que a informação passou a ocupar a posição central como elemento norteador e transformador do comportamento humano.
Tal fenômeno recebeu o nome de Sociedade da Informação e começou a surgir na década de 1980. O termo relaciona-se à aquisição, ao armazenamento, ao processamento, à valorização, à transmissão, à distribuição e à disseminação de
informação de forma a atender às necessidades do indivíduo, sejam no aspecto social,econômico e cultural (LIMA, 2003)
No mundo tecnológico sem fronteiras, a mídia digital tem o seu espaço marcante, uma vez que todas as formas de interação humana vêm sendo (e serão cada vez mais) mediadas por aparelhos e processos da comunicação digital (SQUIRRA,2006)
O surgimento das mídias digitais, então, marcou a chegada do século XXI, além de ser um dos fatores desencadeantes de um novo paradigma marcado pela e da Sociedade da Informação, deu ensejo a uma nova filosofia dentro dos meios acadêmicos e de pesquisa.
Diante das novas possibilidades permitidas pela rede mundial de computadores, a Internet, os estudiosos sentiram-se motivados a utilizar essas tecnologias para democratizarem o acesso às suas pesquisas.
O Blog como ferramenta colaborativa
Abreviação de weblog, a maioria dos usuários da Internet tem utilizado os blogs como diários pessoais. Entretanto, esta ferramenta colaborativa mostra-se, atualmente,
capaz de atender às diferentes necessidades de informação, entre elas as acadêmicas e científicas. Coutinho (2007, p. 2) nos oferece a seguinte definição para blog:
É uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam "Posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar.Os blogs podem ser classificados em duas categorias, pelo menos: a) como recurso pedagógico, e b) como estratégia educativa. Enquanto recurso pedagógico, eles podem ser utilizados como um espaço de acesso à informação especializada e como um espaço de disponibilização de informação por parte do professor. Na modalidade de “estratégia educativa” os blogs podem servir como: um portfólio digital, um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate (role playing), e ainda, um espaço de integração (COUTINHO, 2007).
O Blog MBIT 2012
O Blog MBIT 2012 se encaixa como estratégia educativa, voltada ao aprendizado dos alunos do curso de pós graduação em Master Business in Information Technology (MBIT) do Centro Universitário Padre Anchieta em Jundiaí. Porém seu segundo objetivo é produzir um conteúdo de qualidade que possa ser acessado publicamente como fonte de informação em Gestão de Negócios inicialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário