Texto retirado do artigo "Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras de Dalton Siqueira Pitta Maques, Edgard Monforte Merlo e Cesar Augusto Medeiros Lucchesi.
No Brasil o sistema de franquias de varejo e serviço teve início com o estabelecimento da rede Yázigi de ensino da língua inglesa, em 1963. O Plano Cruzado, em 1986, alavancou significativamente os negócios de franquia. Outro período de grande crescimento do sistema no Brasil ocorreu no início da década de 1990, com a estabilização e principalmente com a abertura da economia brasileira. Até então, poucas franquias estrangeiras atuavam no país. A partir desse momento, o Brasil passou a fazer parte do planejamento e da expansão efetiva de diversas redes internacionais.
Em uma franquia, um fabricante, atacadista, ou companhia de serviço (o franqueador) concede a uma pequena companhia ou indivíduo (o franqueado) o direito (que corresponde à franquia em si) de conduzir um negócio de certa maneira e por um período específico.
A franquia é uma estrutura de canal de marketing que tem como objetivo convencer usuários finais de que estão comprando de um produtor verticalmente integrado, quando na realidade eles podem estar comprando de uma empresa de propriedade privada. O sistema de franquias tenta combinar as vantagens do negócio gerenciado pelo proprietário com a eficiência da centralização da tomada de decisões, característica da operação de cadeias de lojas.O sistema de franquias faz parte da tendência mundial de uma maior integração dos membros do canal de distribuição, do fabricante ou do patrocinador de serviços ao consumidor, com o intuito de maximizar os resultados globais do sistema, buscando maior competitividade.
As principais vantagens do sistema de franquias para o franqueado são: método de negócio comprovado; treinamentos e manuais disponíveis; nome e imagem conhecidos; obtenção de economia de escala em virtude de compras terceirizadas. As desvantagens referem-se à falta de flexibilidade e às restrições impostas pelo franqueador para a condução do negócio. Para o franqueador, o sistema de franquias possibilita rápida expansão, com capital de terceiros e conhecimento da marca; porém, há altos custos de formatação do negócio e perda de sigilo de informações e know-how.
Uma moderna franquia de formato de negócio tem quatro componentes básicos: uma identidade; um sistema operacional ou um formato de negócio, consistindo de especificações, padrões de qualidade e produtos ou sistemas operacionais definidos; um sistema de apoio, geralmente composto de treinamento e assistência contínua; e um relacionamento financeiro constante, geralmente na forma de uma taxa inicial única e pagamentos permanentes de royalties, baseados num determinado percentual do faturamento bruto.
Fonte: http://legacy.unifacef.com.br/revistas/index.php/facefpesquisa/article/viewFile/47/113 Acessado em 25/08/2012 ás 11:30.
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