sábado, 18 de agosto de 2012

Joint venture


Joint venture associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, comintenção de lucro ou explorar determinados negócios sem que nenhuma delas perca sua personalidade juridica.
Diferente da sociedade comercial porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término.

No Brasil, um bom exemplo de joint venture foi a Autolatina; uma união das empresas automobilísticas Volkswagen e Ford, que perdurou de 1987 até meados de 1996. Integrando as fábricas e operações das duas empresas, a ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma, em uma experiência tentada também em Portugal com a AutoEuropa. A Autolatina envolveu os mercados brasileiro e argentino.

Vivo é um joint venture controlado por Telefonica (50%) e Telecomunicações de Portugal (50%) estabeleceram em 2002 de dezembro de 7 fornecedores celulares nas Faixas UM e B.

Estes fornecedores correspondem a 5 companhias listadas na bolsa de São Paulo e Nova Iorque: O S.A. de Participações de Celular de Telesp, inclusive Telecomunicações Globais; S.A. de Participações de Oeste de Centro de Tele, inclusive NBT; S.A. de Participações de Celular de Leste de Tele; S.UM de Participações de Celular de Sudeste de Tele. e S.UM de Participações de CRT de Celular.

Em 2007, Vivo adquiriu Telemig Celular recebendo seu controle em taxa de juros anual/08.

A empresa espanhola Telefónica chegou a um acordo com a Portugal Telecom de compra dos 50% da Brasilcel (controladora da Vivo), na noite desta terça-feira, segundo informações do jornal espanhol "El País". Segundo o jornal, a parte da Vivo foi comprada por 7,5 bilhões de euros e o acordo teve a aprovação do governo português.
A negociação põe fim a uma batalha que já dura mais de dois meses. Os grupos espanhol e português dividiam o controle da Vivo por meio da joint-venture Brasilcel.
A Portugal Telecom investirá metade dos recursos obtidos com a venda das ações da Vivo para entrar na Oi, por meio da ampliação de capital, com a qual passará a controlar entre 20% e 25%, segundo o jornal espanhol. A previsão é que as duas operações sejam anunciadas nesta quarta-feira.
De acordo com reportagem publicada ontem pela Folha, o governo Lula articula uma operação para que a Oi e a Portugal Telecom virem sócias e possam começar a tocar ainda neste ano o Plano Nacional de Banda Larga.
Segundo o "El País", o objetivo final da Telefónica é unir a Vivo à Telesp (operadora de telefonia fixa do grupo), porém essa fusão não será imediata e por enquanto as duas empresas seguem independentes.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/773753-telefonica-compra-controle-da-vivo-por-75-bilhoes-de-euros-afirma-el-pais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário