Merchandising define-se como o planejamento de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente no varejo e no auto-serviço, tendo como objetivos expor produtos de maneira adequada para criar impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing.
O merchandising surgiu com o nascimento dos estabelecimentos de auto-serviço, como forma de falar com os consumidores por meios das próprias embalagens de produtos.
O merchandising foi desenvolvido para mexer diretamente com nossas funções cerebrais, por exemplo, o nosso cérebro é composto basicamente por duas partes, o consciente que é o conhecimento e subconsciente que é a memória. Através dos cinco sentidos, tomamos conhecimento de tudo que nos cerca, esses conhecimentos ou informações são classificadas e encaminhadas à memória como forma de um arquivo, a propaganda prepara o subconsciente dos consumidores, criando necessidades, hábitos e desejos que acabam ligando isso a marcas, dessa forma faz com que a compra impulsiva aconteça efetivamente.
O merchandising difere de promoção de vendas nos aspectos de que qualquer promoção de vendas é temporária e não precisa obrigatoriamente ter algo em comum com a filosofia de comunicação do produto ou marca, já o merchandising no ponto de venda tem de estar obrigatoriamente de acordo com a filosofia global de comunicação do produto ou marca.
O merchandising é considerado um tipo de mídia rápida e eficaz, pois sua comunicação provoca o encontro dos três elementos chaves para a concretização de uma venda, tais como o consumidor o produto e o dinheiro.
Informações retiradas do artigo APLICAÇÃO DO MERCHANDISING COMO FERRAMENTA DE
ALAVANCAGEM DAS VENDAS NO VAREJO DE SUPERMERCADOS
Fonte: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Negocios/article/view/555/578 Acessado em 04/08/2012 11h30
OLIVEIRA, J.; SOUSA, L. G. B.; TRIGO, R. R.; DESTRO, R. F.; PEREIRA, V. H. N. APLICAÇÃO O MERCHANDISING COMO FERRAMENTA DE ALAVANCAGEM DAS VENDAS NO AREJO DE SUPERMERCADOS. PRESIDENTE PRUDENTE/SP, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário