sábado, 22 de setembro de 2012

Estudo de Caso - GREE Social Networking Games



GIGANTE JAPONESA ESPERA LEVAR SEU MODELO DE SUCESSO DOMÉSTICO PARA O OCIDENTE

            Com faturamento em torno de US$ 553 milhões no primeiro trimestre de 2012 pode ser a maior empresa de jogos sociais do mundo, ultrapassando a famosa Zynga, que atua em parceria com o Facebook, e arrecadou no mesmo período cerca de US$ 324 milhões.
            Todas as receitas da GREE vieram de jogos para celulares, e a grande maioria deles foram feitos para o mercado natal o Japão. No entanto, a empresa está fazendo um grande esforço mundial em 2012, adquirindo empresas e fechando acordos com desenvolvedores ocidentais e distribuidores para coloca-los em plataformas móveis de jogos sociais.
            Em maio de 2012 a GREE lançou seu kit de desenvolvimento de software para sua comunidade, baseado na fusão de sua plataforma japonesa com o OpenFeint da empresa “US mobile social games community” comprada em abril de 2011.
            Em maio de 2012 a GREE anunciou, através de seu fundador Yoshikasu Tanaka, a compra da americana “US mobile games firm Funzio” por US$ 210 milhões. Na sequencia as ações da empresa despencaram com os rumores de que seu principal personagem, “Kompu Gacha”, um mecânico, nos games Japoneses pudesse ser descontinuado.
            Antes da aquisição da Funzio a GREE tinha 250 funcionários em seu escritório em São Francisco – CA, 50 em Seul e Beijing, e 25 no Reino Unido. A empresa lançou alguns games nos EUA - Zombie Jombie, Alien Family, Dino Life, Pirates Age. Há muitos outros ainda por vir.
            "O plano é levar os títulos que lançamos na Ásia e América e levá-los para o mercado europeu, mas, ao mesmo tempo, eu gostaria de pensar que nós podemos desenvolver produtos na Europa também", disse Tanaka em entrevista ao site londrino The Guardian.

REVISÃO DO CONSOLE MÓVEL

            Ele é otimista sobre o potencial de games sociais móvel no ocidente baseado nas experiências da GREE no Japão.
            “Três anos atrás, os jogos sociais móveis não eram populares no Japão, mas hoje em termos de tamanho de mercado é maior do que o de consoles”.
            Tanaka observa que os jogos sociais para PC nunca realmente decolaram no Japão, jogos sociais sempre foram móveis por lá. “Estamos na era pós-PC no Japão”, diz ele. Como já foi dito por diversos CEOs da Apple o futuro é dos dispositivos móveis.
            O desafio global da GREE é muito interessante. Ela esta tentando obter uma posição de destaque na plataforma iOS, mas a Apple tem sua própria comunidade do Game Center já bem estabelecida e sempre é a opção padrão para os desenvolvedores.
            O Windows Phone tem o Xbox e o BlackBerry esta criando sua própria plataforma de games após a aquisição da empresa Scoreloop. Android é mais do que um objetivo, embora seja um grande concorrente pois a Google ainda pode lançar seu próprio Game Center.
            Tanaka diz que a vantagem da GREE é que ela pode estar em todas essas plataformas, embora o Facebook seja seu grande rival neste disputa. Há também a Zynga que não esta apenas criando jogos mas também trabalhando para criar sua própria plataforma de jogos sociais para desenvolvedores independentes.
            “Nossa experiência na arena móvel ultrapassa a da Zynga” diz Tanaka quando questionado sobre sua concorrente. “Nós só temos realmente trabalhado com nossa plataforma móvel, e também nossa plataforma de negócio tem sido extremamente bem sucedida. Todo mundo quer estar envolvido com a plataforma de negócio, mas poucos conseguem ter sucesso.”
            O fascinante sobre os games sociais móveis em 2012 é que as apostas já enceraram. Zynga não esta garantido para continuar seu domínio no Facebook uma vez que este esta tentando trazer sua plataforma de jogos móveis para a plataforma da Apple.
            GREE e DeNA não podem – e não vão – assumir que seu modo de trabalho lucrativo irá se traduzir de forma semelhante ao redor do mundo.
            Tanaka parece certamente determinado a conseguir a formula certa, mas a prova disso virá de como a comunidade da GREE a aceitará no resto do mundo.

GREE QUER CONSTRUIR A “NINTENDO DO SÉCULO 21”

Quando criança, Yoshikazu Tanaka, 35, o fundador do GREE, era viciado em videogame. Mais precisamente, no NES, da Nintendo.
Quase três décadas e muitas partidas de videogame depois, o executivo tem a ambição de transformar o GREE, sua rede social de jogos, na "Nintendo do século 21".
"Quando meus pais compraram o NES, joguei por um dia inteiro. Minha família achava que era perda de tempo, mas eu tinha paixão pelos jogos. Por isso sou bem-sucedido hoje", diz Tanaka.
A fonte de inspiração que ele usou para criar o GREE foi a mesma de Zuckerberg para o Facebook: o Friendster, rede social criada em 2003.
Mas o gosto de Tanaka pelos games foi decisivo na guinada do GREE para os jogos móveis. A mudança ocorreu em 2007, três anos após a criação do site, até então uma rede social comum, com apenas 1 milhão de usuários.
"Eu fui inspirado pela Nintendo e pretendo expandir minha empresa globalmente, como ela. Gostaria de poder atingir a mesma meta de cerca de 80% das vendas no exterior e 20% das vendas no Japão", conta o executivo.
Tanaka sonha em fazer seus jogos chegarem a 1 bilhão de pessoas no mundo --número não muito maior do que os atuais 955 milhões de cadastrados no Facebook.
Para isso, conta com o potencial dos smartphones. "Os jogos eletrônicos são a maior indústria de entretenimento do mundo, maior do que o mercado de música ou de cinema. Mas temos só 200 milhões de jogadores no mundo", diz o japonês.
"Hoje, os smartphones são usados por cerca de 2 bilhões de pessoas. Se todos fossem usados para jogos, o número de jogadores poderia ser dez vezes o atual", diz.

YOSHIKAZU TANAKA, O 'ZUCKERBERG JAPONÊS', E SEU SITE GREE, QUE VEM AO BRASIL

O sujeito sorridente aí ao lado é o japonês Yoshikazu Tanaka, 35, o mais jovem bilionário da Ásia e o segundo mais jovem do mundo, só atrás de Mark Zuckerberg, 28.
Os dois executivos têm mais em comum do que a conta bancária abarrotada de dólares: ambos fizeram suas fortunas a partir de redes sociais fundadas em 2004 --o GREE e o Facebook.
Ainda desconhecido no Ocidente, o Gree é voltado para jogos móveis (de celulares e tablets) e conta com mais de 230 milhões de usuários, a maioria na Ásia. Na região, é maior do que o próprio Facebook, que tem 204 milhões de cadastrados por lá.
Apelidado de "Zuckerberg japonês" por blogs e veículos especializados em tecnologia, Tanaka é dono de US$ 4,3 bilhões, segundo o ranking da revista "Forbes", e não se irrita com a comparação com o colega, que tem US$ 17,5 bilhões.
"Zuckerberg está fazendo um bom trabalho. E penso que também podemos mudar as pessoas e o mundo, como o Facebook está fazendo", afirma o empresário, em entrevista por e-mail à Folha de São Paulo.
Assim como o fundador do Facebook, Tanaka é conhecido pelo estilo despretensioso de se vestir, mesmo em ocasiões formais. Gosta de sandálias Croc e casacos de capuz. Terno ou blazer, só em fotos oficiais de divulgação.
Para "invadir o ocidente", o Zuckerberg asiático prepara escritórios em países que considera chave no mundo, além da sede no Japão: EUA, Inglaterra e Brasil. Até o fim de 2012 ele pretende lançar mais de cem jogos por aqui.
"O Brasil é um mercado muito importante pelo tamanho e pelo atual ritmo de crescimento de vendas de smartphones", diz o executivo.
A rede será lançada em português, e alguns jogos, adaptados para o país.

GREE NO BRASIL

A indústria de jogos é um grande mercado no Japão, em parte graças aos preços, acessíveis para a maioria dos japoneses. Mas, em economias emergentes, como o Brasil, o valor dos títulos ainda é proibitivo. Tanaka planeja explorar isso, já que a maioria dos jogos do GREE é gratuita.
"O Brasil é um país-chave em nossa estratégia, uma vez que os games de console são bem caros por aí. Por outro lado, o país está cheio de celulares, os smartphones estão cada vez mais comuns, e a população é jovem e colossal. É o panorama perfeito para o crescimento do GREE", analisa Tanaka.
A filial no Brasil foi aberta em fevereiro de 2012, e, desde então, a equipe de Tanaka veio ao país duas vezes. Fez reuniões e contratou os funcionários que cuidarão do lançamento de cem jogos até o fim do ano.

EMPRESAS TRADICIONAIS

Estrela das gerações 8 e 16 bits de videogames duas décadas atrás, a Sega de hoje não lembra em nada o brilho do passado. Reflexo do setor tradicional de games no Japão, que, ao contrário do mercado social e móvel, enfrenta dificuldades para crescer.
A criadora de Sonic fechou cinco escritórios na Europa (França, Alemanha, Espanha, Austrália e Bélgica) em julho, e vai focar apenas quatro franquias: "Total War", "Football Manager", "Sonic" e "Aliens".
A Konami, outra empresa japonesa, tenta se reinventar para não perder espaço: uma de suas séries mais populares, "Metal Gear", será totalmente reformulada no próximo capítulo, para conter mais ação e menos espionagem.
Criadora da série "Street Fighter", a Capcom preferiu investir em uma produção nova: "Remember Me", jogo de ação futurista em terceira pessoa apresentado em julho. 

IMAGENS DAS PLATAFORMAS GREE

Site da GREE para o mercado asiático onde o público é maior do que a comunidade do Facebook na região. Jogos sociais móveis são a sensação do mercado.




Site ocidental da GREE nos EUA, empresa pretende crescer usando-se da estratégia de jogos grátis e bem elaborados.



            Vídeo institucional da rede de games sociais da GREE no Youtube.



            Tela de login do app da GREE para a plataforma iOS da Apple.


            Home da app com alguns dos jogos da rede social.
            Tela com as categorias de jogos disponíveis na rede social GREE.


            Tela com as novidades da rede GREE, ranking dos mais baixados e novíssimos jogos.
            Tela de procura de jogos da GREE.


            Menu lateral, no estilo do app Facebook, com opções de configuração, ajuda, procura de amigos e comunidades.

EXECUTIVE PROFILES

Yoshikazu Tanaka
            Director of GREE International, Inc.
            Founder and CEO of GREE, Inc.
            Yoshikazu Tanaka founded GREE in December 2004, and serves as the company's founder and chief executive officer. Before founding GREE, he previously worked at So-net
            Entertainment Corporation and Rakuten, Inc. While at Rakuten, Inc., he started developing SNS GREE in his spare time. This project became GREE.
Tanaka earned a bachelor's degree in Law from Nihon University in 1999.
            CEO
            Naoki joined GREE, Japan in March 2006 as the company's CFO. In January 2011, he assumed the position of CEO for GREE's first North American subsidiary, GREE International. 

Naoki has over 10 years of experience in the technology and internet sectors, in addition to 4 years of financial operations and management for Deutsche Bank. While at GREE, he has managed financial efforts (both pre- and post- IPO) and M&A, in addition to negotiating a successful partnership between GREE and KDDI - Japan's 2nd largest mobile carrier.
Naoki Aoyagi
Eiji Araki
            SVP of Social Games
            Eiji Araki joined GREE, Japan in August 2005 during its initial start-up stage. As VP of Product at GREE, Eiji led the development of PC based social networking services, mobile social networking services, and several social game titles including "Clinoppe" and "Haconiwa" which are some of the most successful mobile social games in Japan.     Currently he is SVP of Social Games at GREE International, GREE's first subsidiary located in San Francisco, where he oversees the social games studio.

Fun fact: Best dressed man at GREE International. Fact.
            SVP of Business & Corporate Development
            Shanti brings a career-long passion for Web and game entrepreneurship to GREE. Prior to joining GREE, Shanti oversaw monetization, distribution, licensing and corporate development at social game developer Playfish. He also headed business development at Three Rings, a pioneer in the games-as-a-service sector and led console, PC, mobile, online and casual game development for The Sims and FIFA at Electronic Arts. Building upon nearly 20 years of experience in the gaming industry, Shanti is recognized as an expert on virtual goods and free-to-play game monetization within the industry. Favorite mobile game: Hero Academy
Fun fact: once pitched to the Prime Minister and Cabinet of Tuvalu. Whoa.
Shanti Bergel


Eros Resmini
            SVP Marketing and Developer Relations
            Eros has over 15 years of experience in Digital Entertainment and Gaming focused on customer facing roles in both large and small company settings. He currently runs Marketing and Developer Relations at GREE International, a role he's held through the acquisition of OpenFeint where he was an early employee. Eros has held similar roles at Hewlett Packard, Real Arcade (GameHouse) and is a founding partner of San Francisco's independent label Los Kamikaze Records.

Favorite mobile game: Dungeon Hunter
Fun fact: lead singer in his band.

            SVP of Product
            Ethan Fassett is a 10+ year social and mobile veteran, having launched and managed many large social games, mobile and Web2.0 products for companies such as Playdom, Gaia Online and Yahoo! Prior to GREE, Ethan was Executive Producer for Playdom's San Francisco studio, where he oversaw the launch of two major social game titles. Ethan is co-inventor on several patents in search and social media technology, game interface design and mobile-social applications. Favorite mobile game: Pocket God. Fun fact: loves to surf. Dude.
Ethan Fassett


INFORMAÇÕES SOBRE A GREE E MERCADO LATINO DE GAMES SOCIAIS



http://product.gree.net/us/en/ (site da GREE nos EUA)

http://gree-corp.com (site corporativo da GREE com informações para acionistas e imprensa – em inglês)

http://gree.jp (site japonês da GREE)


http://facebook.com/GREEGames (curta a página da GREE no Facebook)

http://twitter.com/GREEGames (siga a GREE no Twitter)

FONTES

Orrico, A. Conheça Yoshikazu Tanaka, o 'Zuckerberg japonês', e seu site Gree, que vem ao Brasil, [online] Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1146798-conheca-yoshikazu-tanaka-o-zuckerberg-japones-e-seu-site-gree-que-vem-ao-brasil.shtml [Acessado em 5 set 2012]

Dredge, S. GREE takes its mobile social games network global in open beta, [online] Disponível em: http://www.guardian.co.uk/technology/appsblog/2012/may/24/gree-social-games-network-global?INTCMP=SRCH [Acessado em 6 set 2012]

2 comentários:

  1. Meus parabéns!
    Chamo-me Daniel Tatsuo Suganuma e sou um dos responsáveis pelos negócios da GREE na América Latina. Encontrei este estudo hoje e estou enviando este comentário só para felicitar e agradecer pelo seu bom trabalho.

    Tenho 2 detalhes para acrescentar:

    1.Vocês poderão encontrar informações adicionais sobre a GREE e sobre o mercado de jogos sociais em português nas direções abaixo:
    - Web: http://corp.gree.net/br/pt/
    - Twitter: @GREE Brasil

    2.Em termos de estudos de gestão, creio que seria interessante fazer um estudo aprofundado sobre a diferença de estratégia das empresas e inclusive um “benchmarking” delas.
    Se vocês precisarem de alguma coisa, entre em contato comigo.

    Daniel Tatsuo Suganuma(MBA, PMP)
    e-mail: tatsuo.suganuma@gree.net
    web: http://corp.gree.net/br/pt/

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