GIGANTE
JAPONESA ESPERA LEVAR SEU MODELO DE SUCESSO DOMÉSTICO PARA O OCIDENTE
Com faturamento em torno de US$ 553 milhões no primeiro
trimestre de 2012 pode ser a maior empresa de jogos sociais do mundo, ultrapassando
a famosa Zynga, que atua em parceria com o Facebook, e arrecadou no mesmo
período cerca de US$ 324 milhões.
Todas as receitas da GREE vieram de jogos para celulares,
e a grande maioria deles foram feitos para o mercado natal o Japão. No entanto,
a empresa está fazendo um grande esforço mundial em 2012, adquirindo empresas e
fechando acordos com desenvolvedores ocidentais e distribuidores para
coloca-los em plataformas móveis de jogos sociais.
Em maio de 2012 a GREE lançou seu kit de desenvolvimento
de software para sua comunidade, baseado na fusão de sua plataforma japonesa
com o OpenFeint da empresa “US mobile social games community” comprada em abril
de 2011.
Em maio de 2012 a GREE anunciou, através de seu fundador
Yoshikasu Tanaka, a compra da americana “US mobile games firm Funzio” por US$
210 milhões. Na sequencia as ações da empresa despencaram com os rumores de que
seu principal personagem, “Kompu Gacha”, um mecânico, nos games Japoneses
pudesse ser descontinuado.
Antes da aquisição da Funzio a GREE tinha 250
funcionários em seu escritório em São Francisco – CA, 50 em Seul e Beijing, e
25 no Reino Unido. A empresa lançou alguns games nos EUA - Zombie Jombie, Alien
Family, Dino Life, Pirates Age. Há muitos outros ainda por vir.
"O plano é levar os títulos que lançamos na Ásia e
América e levá-los para o mercado europeu, mas, ao mesmo tempo, eu gostaria de
pensar que nós podemos desenvolver produtos na Europa também", disse
Tanaka em entrevista ao site londrino The Guardian.
REVISÃO DO CONSOLE MÓVEL
Ele é otimista sobre o potencial de games sociais móvel
no ocidente baseado nas experiências da GREE no Japão.
“Três anos atrás, os jogos sociais móveis não eram
populares no Japão, mas hoje em termos de tamanho de mercado é maior do que o
de consoles”.
Tanaka observa que os jogos sociais para PC nunca
realmente decolaram no Japão, jogos sociais sempre foram móveis por lá.
“Estamos na era pós-PC no Japão”, diz ele. Como já foi dito por diversos CEOs
da Apple o futuro é dos dispositivos móveis.
O desafio global da GREE é muito interessante. Ela esta
tentando obter uma posição de destaque na plataforma iOS, mas a Apple tem sua
própria comunidade do Game Center já bem estabelecida e sempre é a opção padrão
para os desenvolvedores.
O Windows Phone tem o Xbox e o BlackBerry esta criando
sua própria plataforma de games após a aquisição da empresa Scoreloop. Android
é mais do que um objetivo, embora seja um grande concorrente pois a Google
ainda pode lançar seu próprio Game Center.
Tanaka diz que a vantagem da GREE é que ela pode estar em
todas essas plataformas, embora o Facebook seja seu grande rival neste disputa.
Há também a Zynga que não esta apenas criando jogos mas também trabalhando para
criar sua própria plataforma de jogos sociais para desenvolvedores
independentes.
“Nossa experiência na arena móvel ultrapassa a da Zynga”
diz Tanaka quando questionado sobre sua concorrente. “Nós só temos realmente
trabalhado com nossa plataforma móvel, e também nossa plataforma de negócio tem
sido extremamente bem sucedida. Todo mundo quer estar envolvido com a
plataforma de negócio, mas poucos conseguem ter sucesso.”
O fascinante sobre os games sociais móveis em 2012 é que
as apostas já enceraram. Zynga não esta garantido para continuar seu domínio no
Facebook uma vez que este esta tentando trazer sua plataforma de jogos móveis
para a plataforma da Apple.
GREE e DeNA não podem – e não vão – assumir que seu modo
de trabalho lucrativo irá se traduzir de forma semelhante ao redor do mundo.
Tanaka parece certamente determinado a conseguir a
formula certa, mas a prova disso virá de como a comunidade da GREE a aceitará
no resto do mundo.
GREE QUER CONSTRUIR A “NINTENDO DO SÉCULO 21”
Quando
criança, Yoshikazu Tanaka, 35, o fundador do GREE, era viciado em videogame.
Mais precisamente, no NES, da Nintendo.
Quase três
décadas e muitas partidas de videogame depois, o executivo tem a ambição de
transformar o GREE, sua rede social de jogos, na "Nintendo do século
21".
"Quando
meus pais compraram o NES, joguei por um dia inteiro. Minha família achava que
era perda de tempo, mas eu tinha paixão pelos jogos. Por isso sou bem-sucedido
hoje", diz Tanaka.
A fonte de
inspiração que ele usou para criar o GREE foi a mesma de Zuckerberg para o
Facebook: o Friendster, rede social criada em 2003.
Mas o
gosto de Tanaka pelos games foi decisivo na guinada do GREE para os jogos
móveis. A mudança ocorreu em 2007, três anos após a criação do site, até então
uma rede social comum, com apenas 1 milhão de usuários.
"Eu
fui inspirado pela Nintendo e pretendo expandir minha empresa globalmente, como
ela. Gostaria de poder atingir a mesma meta de cerca de 80% das vendas no
exterior e 20% das vendas no Japão", conta o executivo.
Tanaka
sonha em fazer seus jogos chegarem a 1 bilhão de pessoas no mundo --número não
muito maior do que os atuais 955 milhões de cadastrados no Facebook.
Para isso,
conta com o potencial dos smartphones. "Os jogos eletrônicos são a maior
indústria de entretenimento do mundo, maior do que o mercado de música ou de
cinema. Mas temos só 200 milhões de jogadores no mundo", diz o japonês.
"Hoje,
os smartphones são usados por cerca de 2 bilhões de pessoas. Se todos fossem
usados para jogos, o número de jogadores poderia ser dez vezes o atual",
diz.
YOSHIKAZU TANAKA, O 'ZUCKERBERG JAPONÊS', E SEU SITE
GREE, QUE VEM AO BRASIL

Os dois
executivos têm mais em comum do que a conta bancária abarrotada de dólares:
ambos fizeram suas fortunas a partir de redes sociais fundadas em 2004 --o GREE
e o Facebook.
Ainda
desconhecido no Ocidente, o Gree é voltado para jogos móveis (de celulares e
tablets) e conta com mais de 230 milhões de usuários, a maioria na Ásia. Na
região, é maior do que o próprio Facebook, que tem 204 milhões de cadastrados
por lá.
Apelidado
de "Zuckerberg japonês" por blogs e veículos especializados em
tecnologia, Tanaka é dono de US$ 4,3 bilhões, segundo o ranking da revista
"Forbes", e não se irrita com a comparação com o colega, que tem US$
17,5 bilhões.

Assim como
o fundador do Facebook, Tanaka é conhecido pelo estilo despretensioso de se
vestir, mesmo em ocasiões formais. Gosta de sandálias Croc e casacos de capuz.
Terno ou blazer, só em fotos oficiais de divulgação.
Para "invadir o ocidente", o Zuckerberg
asiático prepara escritórios em países que considera chave no mundo, além da
sede no Japão: EUA, Inglaterra e Brasil. Até o fim de 2012 ele pretende lançar
mais de cem jogos por aqui.
"O
Brasil é um mercado muito importante pelo tamanho e pelo atual ritmo de
crescimento de vendas de smartphones", diz o executivo.
A rede
será lançada em português, e alguns jogos, adaptados para o país.
GREE NO BRASIL
A indústria
de jogos é um grande mercado no Japão, em parte graças aos preços, acessíveis
para a maioria dos japoneses. Mas, em economias emergentes, como o Brasil, o
valor dos títulos ainda é proibitivo. Tanaka planeja explorar isso, já que a
maioria dos jogos do GREE é gratuita.
"O
Brasil é um país-chave em nossa estratégia, uma vez que os games de console são
bem caros por aí. Por outro lado, o país está cheio de celulares, os
smartphones estão cada vez mais comuns, e a população é jovem e colossal. É o
panorama perfeito para o crescimento do GREE", analisa Tanaka.
A filial
no Brasil foi aberta em fevereiro de 2012, e, desde então, a equipe de Tanaka
veio ao país duas vezes. Fez reuniões e contratou os funcionários que cuidarão
do lançamento de cem jogos até o fim do ano.
EMPRESAS
TRADICIONAIS
Estrela
das gerações 8 e 16 bits de videogames duas décadas atrás, a Sega de hoje não
lembra em nada o brilho do passado. Reflexo do setor tradicional de games no
Japão, que, ao contrário do mercado social e móvel, enfrenta dificuldades para
crescer.
A criadora
de Sonic fechou cinco escritórios na Europa (França, Alemanha, Espanha,
Austrália e Bélgica) em julho, e vai focar apenas quatro franquias: "Total
War", "Football Manager", "Sonic" e
"Aliens".
A Konami,
outra empresa japonesa, tenta se reinventar para não perder espaço: uma de suas
séries mais populares, "Metal Gear", será totalmente reformulada no
próximo capítulo, para conter mais ação e menos espionagem.
Criadora
da série "Street Fighter", a Capcom preferiu investir em uma produção
nova: "Remember Me", jogo de ação futurista em terceira pessoa
apresentado em julho.
IMAGENS DAS PLATAFORMAS GREE
Site da GREE para o mercado
asiático onde o público é maior do que a comunidade do Facebook na região.
Jogos sociais móveis são a sensação do mercado.
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Site ocidental da GREE nos
EUA, empresa pretende crescer usando-se da estratégia de jogos grátis e bem
elaborados.
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Vídeo
institucional da rede de games sociais da GREE no Youtube.
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Tela
de login do app da GREE para a plataforma iOS da Apple.
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Home da app com alguns dos jogos
da rede social.
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Tela
com as categorias de jogos disponíveis na rede social GREE.
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Tela com as novidades da rede
GREE, ranking dos mais baixados e novíssimos jogos.
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Tela
de procura de jogos da GREE.
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Menu lateral, no estilo do app Facebook, com opções de
configuração, ajuda, procura de amigos e comunidades.
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EXECUTIVE PROFILES
Yoshikazu Tanaka
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Director of GREE International, Inc.
Founder and CEO of GREE, Inc.
Yoshikazu Tanaka
founded GREE in December 2004, and serves as the company's founder and chief
executive officer. Before founding GREE, he previously worked at So-net
Entertainment
Corporation and Rakuten, Inc. While at Rakuten, Inc., he started developing
SNS GREE in his spare time. This project became GREE.
Tanaka earned a
bachelor's degree in Law from Nihon University in 1999.
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CEO
Naoki joined GREE,
Japan in March 2006 as the company's CFO. In January 2011, he assumed the
position of CEO for GREE's first North American subsidiary, GREE
International.
Naoki has over 10 years of experience in the technology and
internet sectors, in addition to 4 years of financial operations and
management for Deutsche Bank. While at GREE, he has managed financial efforts
(both pre- and post- IPO) and M&A, in addition to negotiating a
successful partnership between GREE and KDDI - Japan's 2nd largest mobile
carrier.
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Naoki Aoyagi
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Eiji Araki
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SVP of Social Games
Eiji Araki joined
GREE, Japan in August 2005 during its initial start-up stage. As VP of
Product at GREE, Eiji led the development of PC based social networking
services, mobile social networking services, and several social game titles
including "Clinoppe" and "Haconiwa" which are some of the
most successful mobile social games in Japan. Currently he is SVP of Social Games at GREE International,
GREE's first subsidiary located in San Francisco, where he oversees the
social games studio.
Fun fact: Best dressed man at GREE International. Fact.
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SVP of Business & Corporate Development
Shanti brings a
career-long passion for Web and game entrepreneurship to GREE. Prior to
joining GREE, Shanti oversaw monetization, distribution, licensing and
corporate development at social game developer Playfish. He also headed
business development at Three Rings, a pioneer in the games-as-a-service
sector and led console, PC, mobile, online and casual game development for
The Sims and FIFA at Electronic Arts. Building upon nearly 20 years of
experience in the gaming industry, Shanti is recognized as an expert on
virtual goods and free-to-play game monetization within the industry. Favorite mobile game: Hero Academy
Fun fact:
once pitched to the Prime Minister and Cabinet of Tuvalu. Whoa.
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Shanti Bergel
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Eros Resmini
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SVP Marketing and Developer Relations
Eros has over 15
years of experience in Digital Entertainment and Gaming focused on customer
facing roles in both large and small company settings. He currently runs
Marketing and Developer Relations at GREE International, a role he's held
through the acquisition of OpenFeint where he was an early employee. Eros has
held similar roles at Hewlett Packard, Real Arcade (GameHouse) and is a
founding partner of San Francisco's independent label Los Kamikaze Records.
Favorite
mobile game: Dungeon Hunter
Fun fact: lead singer in his band.
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SVP of Product
Ethan Fassett is a
10+ year social and mobile veteran, having launched and managed many large
social games, mobile and Web2.0 products for companies such as Playdom, Gaia
Online and Yahoo! Prior to GREE, Ethan was Executive Producer for Playdom's
San Francisco studio, where he oversaw the launch of two major social game
titles. Ethan is co-inventor on several patents in search and social media
technology, game interface design and mobile-social applications. Favorite
mobile game: Pocket God. Fun fact: loves to surf. Dude.
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Ethan Fassett
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INFORMAÇÕES SOBRE A
GREE E MERCADO LATINO DE GAMES SOCIAIS
http://tarciziosilva.com.br/blog/jogos-sociais-na-america-latina-oportunidades-e-desafios/ (em português)
http://product.gree.net/us/en/ (site da GREE nos
EUA)
http://gree-corp.com (site corporativo
da GREE com informações para acionistas e imprensa – em inglês)
http://gree.jp (site japonês da GREE)
http://www.youtube.com/user/GREEGamesUS?feature=CAkQwRs%3D (canal da GREE no
youtube)
http://facebook.com/GREEGames (curta a página
da GREE no Facebook)
http://twitter.com/GREEGames (siga a GREE no
Twitter)
FONTES
Orrico, A. Conheça Yoshikazu Tanaka, o 'Zuckerberg japonês', e seu site Gree, que
vem ao Brasil, [online]
Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/tec/1146798-conheca-yoshikazu-tanaka-o-zuckerberg-japones-e-seu-site-gree-que-vem-ao-brasil.shtml
[Acessado em 5 set 2012]
Dredge, S. GREE takes its mobile
social games network global in open beta, [online] Disponível em:
http://www.guardian.co.uk/technology/appsblog/2012/may/24/gree-social-games-network-global?INTCMP=SRCH
[Acessado em 6 set 2012]
Ótimo!
ResponderExcluirMeus parabéns!
ResponderExcluirChamo-me Daniel Tatsuo Suganuma e sou um dos responsáveis pelos negócios da GREE na América Latina. Encontrei este estudo hoje e estou enviando este comentário só para felicitar e agradecer pelo seu bom trabalho.
Tenho 2 detalhes para acrescentar:
1.Vocês poderão encontrar informações adicionais sobre a GREE e sobre o mercado de jogos sociais em português nas direções abaixo:
- Web: http://corp.gree.net/br/pt/
- Twitter: @GREE Brasil
2.Em termos de estudos de gestão, creio que seria interessante fazer um estudo aprofundado sobre a diferença de estratégia das empresas e inclusive um “benchmarking” delas.
Se vocês precisarem de alguma coisa, entre em contato comigo.
Daniel Tatsuo Suganuma(MBA, PMP)
e-mail: tatsuo.suganuma@gree.net
web: http://corp.gree.net/br/pt/