A Margem de Lucro e MarkUp são utilizadas em empresas que compram e revendem seus produtos sem modifica-los (industrialização). O preço de venda são fixados para venda ao consumidor final levando em conta: Custos de Aquisição (Compra), basicamente são utilizados estes dois conceitos: Margem de Lucro e MarkUP.
Conceito:
Custo de Produto Vendido --> Valor Pago ao Comprador + Impostos + Frete + Encargos Financeiros, (não incluso descontos e bonificações).
Margem de Lucro --> Razão entre o acréscimo sobre o custo do produto e o preço de venda desse produto.
Fórmula:
Margem de Lucro = (Preço de Venda - Preço de Custo) / Preço de Venda.
Markup --> Indice de Marcação de Preços: é um conceito parecido com a Margem de Lucro, porém a sua aplicação é um pouco diferente, pois o objetivo é estabelecer o preço de venda apartir do seu custo de aquisição.
Fórmula:
MarkUp = (Preço de Venda - Preço de Custo) / Preço de Custo.
Preço de Venda - Preço de Custo x (1 + MarkUp).
Diferenças:
Margem de Lucro: Calculo com base no Preço de Venda e Custo de Compra.
MarkUp: Usado para chegar ao Preço de Venda, baseado no Custo de Aquisição.
ControllerPlus:
No Menu Movimentação -> Lucratividade - Margem de Lucro/MArkup/Descontos e Acréscimos [Balcão].
Esta função busca no periodo escolhido as vendas realizadas, com base nos custos de venda cada item por dia pesquisado, o sistema demonstra as margem de lucro e markup.
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