As etapas do
processo de desenvolvimento de produtos
O Processo de Desenvolvimento de Produtos,
aqui utilizado como arcabouço de aplicação da Pesquisa de Mercado, é
visualizado através da Figura 1.
A Gestão de Portfolio de produtos busca a
equalização dos projetos conduzidos pelas empresas, em termos da maximização de
valor desses projetos, do alinhamento estratégico e dos tipos de projetos
conduzidos. Para tal, é imprescindível a análise do conjunto de produtos em
termos de dimensões mercadológicas, financeira e tecnológica, além da dimensão
de recursos internos (COOPER et al., 1998).
Uma das etapas necessárias para a Gestão de
Portfolio de Produtos é a Identificação de Oportunidades, em que as idéias são
geradas, investigadas, comparadas e selecionadas.
De acordo com KOTLER (1994), as idéias de
novos produtos podem originar-se de muitas fontes— consumidores, cientistas,
concorrentes, alta administração, etc.— porém, técnicas de criatividade (como o
brainstorming), informações mercadológicas e técnicas de
escolha entre idéias podem ser úteis para otimizar os resultados alcançados.
As melhores idéias devem ser transformadas em conceitos de
produtos. Isto ocorre na fase Definição e Teste de Conceito. De acordo com
LEHMANN (1989), os objetivos de um teste de conceito são: escolher o conceito
mais promissor, ter uma noção do impacto comercial do conceito, indicar quem
está mais interessado no conceito e traçar caminhos para o trabalho de
desenvolvimento.
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